O Estado do Piauí será representado nacionalmente em evento da Rede Nacional de Frentes Parlamentares da Primeira Infância no Congresso Nacional. O evento acontecerá no dia 21 de março. A deputada estadual Simone Pereira (MDB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, participará o evento representando o Piauí.
“O Congresso Nacional tem uma frente mista parlamentar, o Senado e a Câmara, então a gente recebeu um convite por parte dessa frente mista, mas especificamente por parte da senadora, Teresa Leitão para que a gente fizesse parte de uma rede nacional da Frente Parlamentar da Primeira Infância”, explica a deputada.
No Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância (FPMPI) tem a coordenação do deputado Dr. Zacharias Calil, e por sua vice-coordenadora, senadora Teresa Leitão, e a deputada estadual Marina Helou deram início a um trabalho de mobilização, em parceria com a Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência Contra Crianças e Adolescentes (Coalizão) e a Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI), para a formação de uma Rede Nacional de Frentes Parlamentares da Primeira Infância.
Simone Pereira informou ainda que aceitou o convite para que o Piauí a rede nacional discutindo as políticas voltadas para primeira infância ,trocando ideias e informações para que se busque cada vez mais aprimoramentos dessas políticas voltadas para o atendimento das crianças de 0 a 6 anos.
A parlamentar ressaltou que o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silta (PT) instalou no final do ano passado a frente parlamentar e durante esse lançamento teve uma discussão junto com várias instituições que estão envolvidas na política tanto de proteção quanto de garantia de direito das crianças de 0 a 6 , bem como a gestantes.“a A gente hoje está fazendo parte ,tendo uma conversa sempre muito próxima com a primeira dama ,a doutora Isabel Fontelles ,que conduz o pacto né pelas crianças do Piauí, é a coordenadora das políticas voltadas para primeira infância”, concluiu. O Pacto pelas Crianças do Piauí é um programa multidisciplinar e colaborativo que envolve as secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, com ações voltadas para a primeira infância (0 a 6 anos) e tem se destacado por várias ações realizadas na educação e na assistência social do Piauí.
Em abril a deputada também participa de um Fórum Mundial de políticas voltadas para primeira infância que vai acontecer no Canadá. “Vai ser uma discussão onde eu acredito que a gente vai voltar com a bagagem ainda melhor para que a gente possa de fato tem uma política muito eficiente voltada para essas crianças de 0 a 6 anos”, concluiu.