Campus da Uespi passa por reforma e receberá nova biblioteca

A reforma Campus Torquato Neto visa modernizar instalações e garantir melhorias na biblioteca central.

O Campus Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), localizado no bairro Pirajá, em Teresina, está passando por um processo de reforma estrutural. As obras da nova biblioteca, que envolvem um investimento de R$ 1,5 milhão, estão em andamento e têm previsão de conclusão em 210 dias. Além da biblioteca, os setores 21, Biologia e Educação Física também estão passando por reformas, com investimentos no valor de R$ 1,6 milhão.

O reitor da Uespi, Evandro Alberto, explicou que a parte de fundação da nova biblioteca já foi concluída e que a estrutura renovada atenderá a toda a comunidade acadêmica. A biblioteca também garantirá um ambiente organizado e condições ideais de preservação para o acervo. Uma parte dos livros já foi adquirida, enquanto outra está em processo de licitação. O reitor enfatizou que a biblioteca será um espaço moderno, proporcionando condições adequadas para leitura e pesquisa.

A diretora do Departamento de Engenharia da Uespi, Tallyta Sousa Lopes, informou que a biblioteca central da Uespi tem 770 m². O pavimento superior será dividido em salas administrativas, salas de estudo, laboratórios de pesquisa e informática, destinados a atender alunos e professores. No térreo, o foco será alocar os materiais bibliográficos.

A pró-reitora de Administração da Uespi, Fábia Buenos Aires, acompanha diariamente a execução da obra para assegurar que o prazo de 210 dias seja cumprido. Ela destacou que a biblioteca não só beneficiará o Campus Torquato Neto, mas também o Campus Clóvis Moura e todos os demais campi e centros da universidade que necessitem desse suporte.

A reforma do setor 21 e dos setores de Educação Física e Biologia, bem como dos laboratórios, ocorre simultaneamente, configurando um grande canteiro de obras. A Uespi está se preparando para aderir a uma Ata de Manutenção e Conservação, visando ampliar os trabalhos de reforma. O reitor ressaltou que a cobertura dos setores onde as obras já estão em andamento é termoacústica, garantindo melhor qualidade para estudantes, professores e técnicos que utilizam esses espaços.

Fonte: Governo do Piauí