Governo do Piauí cria gabinete de crise contra atos antidemocráticos

A gestão pontua que o objetivo da ação é prevenir e evitar que atos terroristas sejam praticados no estado.

às 09:16

Reprodução

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí instituiu um gabinete de crise contra atos antidemocráticos após vândalos invadirem a Praça dos Três Poderes em Brasília, na tarde do último domingo (08) e depredarem janelas, mesas, cadeiras e objetos históricos do local. 

A gestão estadual pontuou que o objetivo da ação é prevenir e evitar que atos terroristas sejam praticados no Piauí, a exemplo do que aconteceu no Distrito Federal. Além disso, também pretende auxiliar os órgãos de investigação na produção de provas.

O gabinete de crise conta com integrantes das polícias Civil e Militar, Secretaria da Segurança Pública e Secretaria de Governo. Entre os integrantes estão o superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, o delegado-geral Lucy Keiko, e o comandante-geral da PM, Scheiwann Lopes da Silva. 

A secretaria também disponibiliza um telefone/Whatsapp (86) 99492-3705 para recebimento de informações sobre ações planejadas contra as instituições da República.

O quadro ‘ Mulatas’, em 1928, de Di Cavalcanti – foi esfaqueado;

“A Justiça”, feita pelo artista Alfredo Ceschiatti em 1991, foi pichada com a frase “escreveu mané”;

A escultura de bronze “A bailarina” feita em 1920 foi roubada por antidemocratas;

Um exemplar raro da constituição de 1989 foi roubado – só existem quatro, sendo que um deles foi destruído no incêndio do Museu Nacional;

Cadeiras dos ministros do STF;

Diversos eletrônicos, como televisões, computadores e impressoras