Ao longo de 2023, o governo federal desembolsou cerca de R$ 815 milhões com comunicação institucional, campanhas de interesse público e publicidades do governo em plataformas como TV, sites e jornais. O número faz parte de um levantamento divulgado nesta quarta-feira (13) pelo jornal Folha de São Paulo.
No primeiro ano do governo Lula 3, houve uma mudança na distribuição dos valores, o que fez com que veículos que antes eram preteridos pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passassem a ser contemplados por Lula, como os jornais Folha de S.Paulo (R$ 648,9 mil), O Globo (R$ 859,4 mil) e O Estado de São Paulo (R$ 593,1 mil).
Além disso, o governo petista também passou a anunciar em sites alinhados ideologicamente a ele, como o Brasil 247 (R$ 697,4 mil), Portal Fórum (R$ 343,6 mil) e Diário do Centro do Mundo (R$ 222,4 mil). Esses veículos não tinham recebido qualquer quantia nos governos de Michel Temer (MDB) e de Bolsonaro.
Na TV, o programa que mais recebeu dinheiro foi o Jornal Nacional, cuja verba publicitária paga pelo governo somou ao menos R$ 24 milhões. Já o segundo colocado foi o Fantástico, também da Globo, cujos anúncios somaram R$ 11,7 milhões.
Na internet, as plataformas de redes sociais foram as mais beneficiadas com a verba do governo. A Meta, que controla Facebook, Instagram e WhatsApp, recebeu da gestão Lula ao menos R$ 13,3 milhões em anúncios em 2023. O TikTok, por sua vez, arrecadou R$ 5,5 milhões. Google, com R$ 4,3 milhões, e X, com R$ 3,7 milhões, fecharam a lista.
Segundo a Folha, a verba para comunicação institucional, campanhas de interesse público e publicidades do governo disparou no atual governo do petista, passando dos R$ 815 milhões, em 2023, para R$ 1,45 bilhão neste ano.