Programa Abrace Nós encaminha pessoas com deficiência para vaga de emprego

Programa Abrace Nós encaminha pessoas com deficiência para vaga de emprego. Fotos (Ascom/SEMCASPI).

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio do Programa Abrace Nós, promove a capacitação, encaminhamentos e seleção de vagas de emprego para que pessoas com deficiência possam ingressar no mercado de trabalho. O programa tem 130 parcerias com empresas públicas e privadas que ofertam vagas para que o encaminhamento de possíveis candidatos.

No momento, o programa seleciona candidatos para as vagas de: inspetor de alunos e auxiliar de limpeza para o grupo CEV e para a função de assessor de atendimento nas Casas Bahia, filial do Shopping Rio Poty.

A psicóloga do programa Abrace Nós, Naiane Nogueira, ressalta que é importante que as pessoas com deficiência deixem seus perfis na sede do programa para que tenham acesso às oportunidades de emprego e seleção. “Muitas pessoas podem estar com pendências de documentação, com o cadastro incompleto e quando eles chegam para um cadastro prévio aqui a gente orienta para regularizar a situação sobre o que precisam. O processo é rápido, de um dia para o outro, e já estando com tudo regularizado facilita”, disse.

O encaminhamento para as vagas acontece de duas formas: as empresas entram em contato com o programa já com as vagas a serem ofertadas ou o programa vai até às empresas e faz a sensibilização sobre a importância dessas pessoas no mercado. “Geralmente são as empresas que nos procuram e fazemos a mediação para que o acesso às oportunidades”, afirma a psicóloga.

CADASTRO DE USUÁRIOS

A pessoa com deficiência que tem o interesse em ingressar no mercado de trabalho deve se cadastrar no Programa Abrace Nós, indo até a sede da Semcaspi, na sala do programa, com a seguinte documentação: documentos de identificação pessoais; currículo; laudo da deficiência; e o laudo do Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Para mais informações, entrar em contato com: (86) 99499-6718 (WhatsApp); (86) 3131-4745.

Fonte: PMT