às 09:15
O deputado federal Merlong Solano (PT) vai assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados após Rejane Dias (PT) ser aprovada como conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), na última terça-feira (10).
A indicação de Rejane foi feita pelo governador Rafael Fonteles (PT-PI), que posteriormente teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
Após isso, ela passou por uma sabatina feita pelo plenário da Alepi, que contou com cerca de 25 deputados estaduais, que votaram unanimemente pela aprovação da então deputada federal.
Agora, o deputado Merlong Solano vai se tornar efetivo na Câmara Federal a partir de primeiro de fevereiro deste ano. Já que, nas eleições de 2022, ele ficou como primeiro suplente da federação.
Segunda vez
Em 2020, Solano tornou-se deputado federal titular na Câmara dos Deputados após Assis Carvalho falecer devido à um infarto, no município de Oeiras. Desta forma, essa é a segunda vez que Merlong passará de suplente para titular efetivo.