O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) divulgou nesta sexta-feira (2) os resultados da Operação Centro Seguro, que tem como objetivo fiscalizar edificações comerciais no Centro de Teresina para garantir o cumprimento das normas de segurança contra incêndio e pânico.
Em apenas três dias, a operação vistoriou 150 estabelecimentos comerciais, dos quais 138 foram notificados por irregularidades e 12 foram regularizados. Para realizar a ação, 20 militares foram divididos em cinco equipes que percorreram a região central da cidade, avaliando questões estruturais como a presença de saídas de emergência, sistemas de iluminação e a instalação de equipamentos adequados como extintores e alarmes.
Segundo o coronel Carvalho Leal, do Corpo de Bombeiros, a maioria das edificações vistoriadas precisa se regularizar. “Algumas por falta de documentação como o atestado de regularidade, outras por extintores vencidos e hidrantes que não funcionam. Os motivos são variados. Os proprietários dos estabelecimentos notificados devem comparecer à sede do CBMEPI para regulamentar a situação do local para que o mesmo volte a funcionar da maneira que exige a legislação”, explicou o coronel.
A Operação Centro Seguro, que inicialmente focou no Centro de Teresina, tem planos de expansão para outras áreas da cidade. “É o intuito do comando geral de que essa operação também contemple centros comerciais de outros bairros. Pretendemos expandir para a região do grande Dirceu, Parque Piauí, e outros locais que concentrem grande fluxo comercial”, concluiu o coronel Carvalho Leal.
Os proprietários notificados durante a operação devem comparecer ao Quartel do Comando Geral, localizado na Avenida Miguel Rosa, n° 3515, bairro Piçarra. O atendimento ao público ocorre das 7h30 às 13h30.
“A maioria das edificações vistoriadas ainda precisam se regularizar junto ao Corpo de Bombeiros. Algumas por falta de documentação como o atestado de regularidade, outras por extintores vencidos e hidrantes que não funcionam. Os motivos são variados. Os proprietários dos estabelecimentos notificados devem comparecer à sede do CBMEPI para regulamentar a situação do local para que o mesmo volte a funcionar da maneira que exige a legislação”, esclareceu o coronel do Corpo de Bombeiros Carvalho Leal.
A expectativa é de que, após balanços futuros, a Operação Centro Seguro seja expandida para outras regiões da capital. “É o intuito do comando geral de que essa operação também contemple centros comerciais de outros bairros. Pretendemos expandir para a região do grande Dirceu, Parque Piauí, e outros locais que concentrem grande fluxo comercial”, concluiu o militar.
Os proprietários notificados durante a Operação Centro Seguro devem comparecer ao Quartel do Comando Geral, localizado na Avenida Miguel Rosa, n° 3515, bairro Piçarra. O horário de funcionamento para atendimento ao público é de 7h30 às 13h30.