Quem visita a praia da Pedra do Sal, em Parnaíba, também não pode deixar de conhecer um dos grandes marcos da cidade: a catedral de Nossa Senhora da Graça.
Essa monumental igreja fica no centro da cidade, bem na praça de igual nome, a praça da Graça, e é símbolo histórico, religioso e turístico não só de Parnaíba, mas de todo o Piauí.
Para que você fique por dentro desse templo, antes mesmo de ir até lá, nós do Conheça o Piauí mostramos todos os detalhes aqui.
A história da Catedral
A Catedral de Nossa Senhora da Graça foi construída no período de 1770 a 1795 por Domingos Dias da Silva e Simplício Dias da Silva. No entanto, pesquisas apontam que há registros dessa igreja e até mesmo da presença de sacerdotes ainda no ano de 1764.
No século XVIII, a mobilização do povo e de líderes locais construíram no local um templo maior, substituindo o antigo, tendo sido assim a sua primeira reforma. Ao longo dos anos, novas revitalizações foram feitas, mas sem perder de fato sua essência original.
No ano de 1805 é que aconteceu a homologação da Paróquia sob a administração do então bispo na época, Dom Luis de Brito Homem. Somente em 1944 que foi criada a Diocese, sendo então instalada no ano seguinte.
Grandes fatos nacionais como a Independência do Brasil, a abolição da escravidão e a instauração da República estiveram em toda a trajetória da Catedral de Nossa Senhora da Graça.
Já nos tempos mais atuais, a Catedral esteve fortemente ligada com a Educação em Parnaíba. A instalação de instituições educacionais como Colégio Nossa Senhora das Graças, o colégio Diocesano e a Faculdade de Teologia são advindas de iniciativa de párocos e da mobilização da comunidade.
Como é a Catedral de Nossa Senhora da Graça
Essa igreja é bem grande e é marcada por sua estrutura barroca, que é um desses raros exemplares ainda existentes no Piauí. Aliando-se a isso, ela possui traços neoclássicos que compõe toda a sua sobriedade na edificação.
No seu interior, ela é constituída por forro de madeira e piso de pedra polida, que dão toda a composição para a nave, que possui cerca de 21 metros de comprimento.
Ela tem o formato de uma cruz, tendo nas laterais as capelas do Santíssimo Sacramento e a do Bom Jesus dos Passos. Encontramos ainda internamente um pórtico, pia, lavabo, todos de mármore.
Andar por dentro da igreja é respirar fé e também sentir um passado de glória. O seu altar-mor é todo trabalhado em madeira e ouro, tendo a imagem de Cristo Crucificado e a de Nossa Senhora da Graça.
Dentro da catedral encontramos ainda, nas suas paredes, campas mortuárias de pessoas influentes que fizeram parte da história de Parnaíba.
É tanta beleza e história em um lugar só, não é mesmo! Seja para reforçar sua fé, seja só mesmo para conhecer esse patrimônio religioso e histórico, vale muito a pena conhecer a Catedral de Nossa Senhora da Graça.
Conheça o Piauí