às 11:38
Certamente, quando você, piauiense, fala para alguém de outro estado sobre o Piauí ou convida para visitar, sempre tem um ou outro que fala “ouvi dizer que a comida piauiense é muito boa”.
Capote, Maria Isabel, paçoca, cajuína são também nossas atrações turísticas. E é mesmo impossível falar em conhecer o Piauí sem falar de sua gastronomia. Por isso, vamos mostrar o porquê de nossa culinária ser diferenciada e quais os pratos típicos mais famosos.
O diferencial da culinária piauiense
Antes de mais nada, não ache que culinária nordestina é tudo igual, pois não é. O Piauí está aqui para provar. Nossa gastronomia tem fortes influências indígenas e muito também de como se deu a história de formação do estado.
A farinha de mandioca, coentro, cebolinha, pimenta de cheiro, azeite de coco, corante natural extraído do urucum são bastante usados por aqui, em quase toda comida, além do modo de preparo, tornando-se tudo um diferencial.
Nossa culinária também é muito feita à base de carne, principalmente carne de sol, e ainda de frutas bem locais, como manga e caju. E a ave capote, então, é no Piauí mesmo.
Pratos típicos mais famosos
1. Paçoca
Não poderíamos começar falando de outro. A paçoca é um dos pratos mais requisitados na mesa dos piauienses. E por onde você andar pelos cantos do estado, tem lugar que serve paçoca. Mas não é aquela paçoquita que vende em São Paulo, por exemplo. Não tem nada a ver com doce. A paçoca piauiense é feita de farinha, carne de sol pisada no pilão, coentro e uns pedaços de banana para dar um toque a mais.
2. Maria Isabel
Esse é um outro prato bem famoso. Aliás, misturar arroz com algum outro ingrediente é com a gente mesmo. Maria Isabel consiste em carne cortada em pedaços pequenos e misturada com arroz cozido, tudo muito bem temperado, principalmente com cheiro verde. Quem nunca comeu está a perder o melhor da vida gastronômica! Agora imagina aí uma Maria Isabel com paçoca? É sucesso demais pelo Piauí! Ah! E a Maria Isabel pode ser feita também de outros tipos de carne, como de bode, galinha caipira ou capote. No Capote do Macedo e no Capote do Chico Nunes tem essa delícia e é irresistível!