as 10:30
Novo Santo Antonio se situa entre os municípios de Alto Longá e Castelo do Piauí, e fica bem próximo da capital Teresina, somente a 98.70 km de distancia. Existem 13 cachoeiras somente no município, sendo 5 delas acessíveis para banho, e uma das que vale a pena a visita é a cachoeira da Lagoa Grande.
Assim como a cachoeira das Corujas e a da Pigoita, essa também entra em cena no período chuvoso em nosso estado.
Como é a cachoeira da Lagoa Grande
São 20 metros largura de uma queda d´água que parece nos abraçar. Ela divide o encanto com uma lagoa que dá o nome a cachoeira, por isso Lagoa Grande.
Essa parte de baixo, formada pelo riacho que é preenchido pelas chuvas, lagoa e queda d´água, convida a gente a um mergulho energizante e que fica ainda mais precioso por conta de tantas árvores ao redor. Uma verdadeira imagem de preservação da natureza!
Quando a gente chega nessa cachoeira é como se fosse por cima. Então para que possamos nos refrescar ‘banhando’, é preciso dar a volta no riacho até encontrar uma trilha acessível, que tem uma descida íngreme, mas que leva você até a parte inferior.
Ao redor dessa cachoeira, só muito verde. O que já é o bastante. Então se for passar o dia todo nela, leve sua água, alimento, e como sempre ressaltamos, não deixe lixo no local.
Como é o acesso até essa cachoeira
O acesso até a cachoeira da Lagoa Grande, digamos, que seja mediano. É recomendável que um guia para acompanhar você (no município você entra em contato), mas é perfeitamente também viável seguir sem ajuda de um conhecedor da área.
Assim que você chegar em Novo Santo Antônio, dirija-se em direção ao centro da cidade. A partir daqui você segue para o povoado Pedrinhas e depois bifurcação que tem uma placa sinalizando.
Nesse ponto, chegará em local com o nome de Belo Monte. Essa localidade fica somente a 5 km da cachoeira da Lagoa Grande. Depois, é só seguir até encontrar o riacho que é o ponto de chegada da cachoeira.
A cachoeira da Lagoa Grande fica em uma propriedade privada, mas a entrada até ela é gratuita. Então não tem motivo para não visitá-la. Aproveite o fim de semana!
Fonte: Conheça o Piauí