Acidentes com postes no Piauí afetam 160 mil imóveis
Colisões em postes deixam milhares sem energia no Piauí.

O Piauí vem enfrentando um alto número de acidentes de trânsito envolvendo postes de energia elétrica, que impactou o fornecimento de energia para milhares de lares. Entre janeiro e agosto de 2025, foram registrados 976 colisões desse tipo, conforme dados da Equatorial Piauí. Esse número já representa 74% do total de ocorrências de 2024, que somou 1.307 acidentes.
Durante este intervalo, aproximadamente 160 mil imóveis no estado experimentaram a falta de energia temporária devido a esses incidentes. Somente no mês de agosto, mais de 10 mil casas foram afetadas por colisões em postes. Abraão Galeno, Executivo de Estudos e Desempenho do Sistema da Equatorial Piauí, expressou preocupação com a frequência desses eventos.
“Somente em agosto foram 93 casos registrados, o que dá uma média de três acidentes por dia. Isso mostra que, mesmo sem fechar o ano, já estamos acima da média mensal dos anos anteriores”, comentou Galeno.
A cidade de Teresina lidera o ranking de municípios mais afetados, registrando 185 acidentes até agosto. Outros municípios com altos números de colisões incluem Parnaíba, com 89 registros, Picos, com 35, e Uruçuí, com 25 incidentes.
Quando o motorista responsável pela colisão é identificado, cabe a ele arcar com os custos dos danos causados à rede elétrica. Caso contrário, a Equatorial Piauí assume os gastos para a substituição das estruturas danificadas.
A concessionária ressalta que, em caso de acidentes com postes, a população deve evitar tocar no veículo ou na estrutura atingida e deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e a Equatorial Piauí para garantir a segurança.