Apreensão de pneus remoldados irregulares em lojas no Piauí
Mais de 100 pneus remoldados e proibidos são retirados de circulação em operação no Piauí.

Na última quarta-feira (28), mais de 100 pneus remoldados foram apreendidos durante uma operação de fiscalização realizada pelo Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) em lojas de autopeças e motopeças na cidade de Floriano, localizada a 246 km ao Sul de Teresina. Esses pneus, que estão com a comercialização proibida, foram retirados de circulação, seguindo as normas vigentes.
O diretor-geral do Imepi, Júnior Macedo, explicou que os 116 pneus apreendidos são classificados como "remoldados", ou seja, foram reformados e não estão em conformidade com as regulamentações do órgão e do Código de Trânsito Brasileiro. Portanto, é vedada sua comercialização para veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotores, visando a segurança no trânsito.
Impactos e Multas
O uso de pneus irregulares pode acarretar em acidentes graves no trânsito, além de prejudicar financeiramente o consumidor. Júnior Macedo ressalta que, muitas vezes, o barato pode sair caro no final, alertando para os riscos envolvidos.
Em relação às punições, a multa para a comercialização desses pneus remoldados pode atingir até R$ 1,5 milhão, dependendo do grau de irregularidade, reincidência e porte da empresa envolvida nas vendas.
O Imepi oferece canais para denúncias e esclarecimentos, como o aplicativo Fala Consumidor e o telefone da ouvidoria do órgão, disponível no número (86) 9 9456-1921, para que os consumidores possam reportar situações suspeitas, tirar dúvidas ou registrar reclamações.