Agora Piauí

Atrasados com o leão: Milhões de brasileiros não declararam IR

Saiba por que um terço dos contribuintes ainda não fez a Declaração do Imposto de Renda. C

Por Redação
Foto: © Arte/Agência Brasil Brasília (DF), 21/03/2025 - Arte para matéria sobre Imposto de Renda. Imposto de renda com máscara. Arte/Agência Brasil
Brasília (DF), 21/03/2025 - Arte para matéria sobre Imposto de Renda. Imposto de renda com máscara. Arte/Agência Brasil

Aproximadamente uma semana antes do prazo final, muitos brasileiros ainda não regularizaram sua situação com o Leão. Mais de 30 milhões de contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) até o momento, o que equivale a 65,65% do total esperado para este ano.

Prazo e Formas de Envio

O prazo para envio da declaração começou em março e termina no final de maio. Os contribuintes têm a opção de preencher o documento pelo programa de computador, online, ou através do aplicativo Meu Imposto de Renda para dispositivos móveis.

De acordo com a Receita Federal, a maioria das declarações tem direito a restituição (62,6%), enquanto 20,2% terão que pagar imposto e 17,2% não terão valores a receber ou a pagar. A declaração pré-preenchida foi utilizada por 48,4% dos contribuintes, e o desconto simplificado representou 56,4% dos envios.

Novidades e Expectativas

Desde abril, a declaração pré-preenchida vem com todos os dados disponíveis. A Receita Federal espera receber cerca de 46,2 milhões de declarações este ano, um aumento de quase 7% em relação ao ano anterior.

É importante lembrar que aqueles que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 ou tiveram receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440 são obrigados a declarar. No entanto, pessoas que ganharam até dois salários mínimos mensais em 2024 estão dispensadas, a menos que se enquadrem em outros critérios de obrigatoriedade.

Não deixe para a última hora, regularize sua situação com o Leão e evite transtornos. Fique atento ao prazo e às formas de envio da Declaração do Imposto de Renda!