Agora Piauí

Brasil busca sediar Mundial de Clubes em 2029

CBF intensifica esforços na FIFA para sediar o torneio

Por Redação
Foto: Joilson Marconne / CBF Homenagem na sede da CBF à seleção brasileira de futebol de areia
Homenagem na sede da CBF à seleção brasileira de futebol de areia

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está intensificando seus esforços para garantir que o Brasil seja o anfitrião do Mundial de Clubes de 2029. Michelle Ramalho, vice-presidente da CBF, marcou presença em um evento em Zurique, na Suíça, onde se encontrou com Mattias Grafstrom, secretário-geral da FIFA.

Michelle Ramalho destacou a intenção clara do Brasil em sediar o torneio: "Deixei clara a nossa intenção de ser sede da Copa do Mundo de Clubes de 2029. Por enquanto é um desejo, mas já estamos nos colocando como candidatos. Posso dizer que a Fifa viu com bons olhos essa nossa posição", afirmou, ela que também lidera a Federação Paraibana de Futebol.

O presidente da CBF, Samir Xaud, já havia manifestado esse desejo durante a edição deste ano nos Estados Unidos. Até o momento, o Brasil é o único país que apresentou candidatura para sediar o novo formato do evento entre clubes.

A vice-presidente da CBF ressaltou a tradição do Brasil em organizar eventos da FIFA, citando as duas Copas do Mundo masculinas de 1950 e 2014, a Copa do Mundo feminina de 2027 e o primeiro Mundial de Clubes, realizado em 2000.

"Esse primeiro contato é muito importante. Estamos aqui para conhecer melhor as pessoas, os projetos e o que a Fifa espera de um país que deseja ser sede de uma Copa do Mundo de Clubes. O que posso reforçar é que a CBF quer muito essa competição, que seria um presente para os nossos clubes. Tenho certeza que mais uma vez o Brasil estará muito bem representado no Mundial", comentou Ramalho.

Com um formato renovado que inclui 32 equipes, o Mundial de Clubes contará com um forte contingente brasileiro. Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Fluminense já garantiram suas vagas ao vencerem a Libertadores entre 2021 e 2024, com a Conmebol oferecendo mais duas vagas conforme o ranking. A FIFA estabelece um limite de dois clubes do mesmo país, exceto quando as equipes se classificam como campeãs continentais.