Câmara dos Deputados revoga decreto de aumento do IOF do governo Lula
Câmara dos Deputados aprova revogação de decreto que elevou o IOF em nova polêmica.

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de decreto legislativo (PLD) que revoga a última alteração feita pelo governo no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), em uma decisão tomada nesta quarta-feira (25).
IOF em destaque: Ibovespa fecha em baixa e impacta bancos e Vale
A medida, divulgada em 11 de junho, representou a terceira tentativa do governo Lula em aumentar o tributo em menos de um mês, gerando críticas contundentes de diversos setores econômicos e do Congresso.
O Projeto de Decreto Legislativo de número 214/25 tem como propósito a suspensão do decreto governamental referente ao IOF, causando debates acalorados no Congresso durante a sessão.
Na discussão em plenário, foi ressaltado que a última vez que a Câmara dos Deputados revogou um decreto presidencial foi em 1992, durante o governo de Fernando Collor de Mello, sendo que a revogação também passou pelo Senado Federal na época.
Ao longo das orientações sobre o requerimento, o líder do União na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA), defendeu veementemente o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), destacando que o assunto estava em pauta desde a semana anterior e foi amplamente debatido em reuniões prévias entre os líderes partidários.
"Aqui não há esquivas. Estamos prontos para votar", ressaltou Pedro Lucas. Inicialmente sem uma data prevista para ser discutido, o PDL foi inserido na agenda por Motta na noite do dia 24 e anunciado faltando cinco minutos para a meia-noite.
Fonte: Divulgação