Disputa contra Lula no segundo turno de 2026, Bolsonaro seria eleito presidente
Jair Bolsonaro (PL) venceria Lula (PT) em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais

O instituto Datafolha confirmou, pela primeira vez, uma tendência já registrada por outros grandes institutos de pesquisa: Jair Bolsonaro (PL) venceria Lula (PT) em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026.
De acordo com os dados divulgados neste sábado (14), o ex-presidente aparece com 45% das intenções de voto, enquanto o petista registra 44%.
Embora estejam tecnicamente empatados dentro da margem de erro, o cenário representa uma curva de virada numérica em relação às rodadas anteriores do próprio instituto, que mostravam Lula à frente.
Em abril, o Datafolha apontava vantagem de nove pontos para Lula (49% a 40%). Agora, o novo levantamento segue a mesma direção de institutos como Paraná Pesquisas, AtlasIntel, PoderData, Futura e Ideia, que já haviam mostrado Bolsonaro como favorito em diferentes cenários eleitorais recentes.
A pesquisa também simulou um cenário alternativo, com Tarcísio de Freitas (Republicanos) no lugar de Bolsonaro. Nesse caso, Lula aparece com 43% e Tarcísio com 42%, mantendo o empate técnico.
O resultado também representa uma queda na vantagem do presidente em relação ao levantamento anterior, quando Lula marcava 48% e o governador de São Paulo, 39%.
O Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 136 municípios entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Fonte: Conexão Política