Agora Piauí

Disputa contra Lula no segundo turno de 2026, Bolsonaro seria eleito presidente

Jair Bolsonaro (PL) venceria Lula (PT) em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais

Por Direto da Redação
Foto: Divulgação Lula e Bolsonaro
Lula e Bolsonaro

O instituto Datafolha confirmou, pela primeira vez, uma tendência já registrada por outros grandes institutos de pesquisa: Jair Bolsonaro (PL) venceria Lula (PT) em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026.

De acordo com os dados divulgados neste sábado (14), o ex-presidente aparece com 45% das intenções de voto, enquanto o petista registra 44%.

Embora estejam tecnicamente empatados dentro da margem de erro, o cenário representa uma curva de virada numérica em relação às rodadas anteriores do próprio instituto, que mostravam Lula à frente.

Em abril, o Datafolha apontava vantagem de nove pontos para Lula (49% a 40%). Agora, o novo levantamento segue a mesma direção de institutos como Paraná Pesquisas, AtlasIntel, PoderData, Futura e Ideia, que já haviam mostrado Bolsonaro como favorito em diferentes cenários eleitorais recentes.

A pesquisa também simulou um cenário alternativo, com Tarcísio de Freitas (Republicanos) no lugar de Bolsonaro. Nesse caso, Lula aparece com 43% e Tarcísio com 42%, mantendo o empate técnico.

O resultado também representa uma queda na vantagem do presidente em relação ao levantamento anterior, quando Lula marcava 48% e o governador de São Paulo, 39%.

O Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 136 municípios entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: Conexão Política