Agora Piauí

Encontro de Lula com MST durante semana de invasões pelo Brasil

Presidente Lula dialoga com MST e suas reivindicações em semana de mobilizações

Por Redação
Foto: reprodução/X/MST Ao divulgar o encontro com Lula, a direção nacional do MST disse ter apresentado ao presidente 'as principais reivindicações do movimento'
Ao divulgar o encontro com Lula, a direção nacional do MST disse ter apresentado ao presidente 'as principais reivindicações do movimento'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com integrantes do Movimento Sem-Terra (MST) em meio à "semana camponesa" de invasões coordenadas pelo país. Durante o encontro, que ocorreu no dia 23, o MST apresentou suas principais demandas ao presidente, incluindo a criação de novos assentamentos, acesso ao crédito, políticas para produção de alimentos saudáveis, moradia, educação e infraestrutura para as famílias rurais.

Manifestações e Invasões

O MST promoveu ações em 22 capitais com a participação de mais de 17 mil militantes, concentrando suas invasões principalmente nas sedes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nos estados. As atividades tiveram início com a divulgação de uma carta em defesa da reforma agrária popular e da soberania nacional.

Invasões e Mobilizações pelo País

No decorrer da semana, os militantes do MST invadiram diversos órgãos públicos em diferentes cidades. Desde a sede da Secretaria de Agricultura de Alagoas até sedes do Incra em várias regiões, o movimento buscou pressionar o governo Lula para avançar com as questões relacionadas à reforma agrária, que se encontram paralisadas há cerca de três anos.

As invasões se espalharam por capitais como Natal, Belém, Boa Vista, Maceió, Aracaju, Fortaleza, Brasília, Cuiabá, Petrolina, Porto Alegre, São Luís e São Paulo. Além disso, os militantes alcançaram uma audiência com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, como parte das ações da semana de mobilizações.