Equatorial Piauí e Prefeitura de Teresina firmam parceria para levar Movimento

A Equatorial Piauí e a Prefeitura de Teresina oficializaram, nesta quinta-feira (11), no Palácio da Cidade, um convênio que garante a expansão do Movimento “Você + Seguro” para a rede pública municipal de ensino da capital. A iniciativa tem como objetivo levar informação e conscientização sobre o uso seguro da energia elétrica para os estudantes, contribuindo para a redução de acidentes com a população.
O termo assinado estabelece um cronograma de atividades que será incorporado como ação extracurricular nas escolas. A parceria vai alcançar, já no primeiro ano, as 300 escolas da capital, envolvendo mais de 90 mil alunos. As ações incluem palestras, rodas de conversa, quiz interativo e jogos lúdicos, garantindo que a mensagem chegue de forma simples, clara e próxima do dia a dia dos estudantes.
A primeira atividade do convênio acontece nesta sexta-feira (12), na Escola Municipal Professora Ana Vitória de Carvalho Santos, na zona Sul de Teresina.
Segundo o presidente da Equatorial Piauí, Humberto Soares, a parceria amplia o alcance de um movimento que já transformou a relação da população com a energia.
“O Você + Seguro nasceu em 2024 com um propósito simples e urgente: sensibilizar as pessoas sobre o uso seguro da energia elétrica. Desde então, já alcançamos milhões de piauienses em diferentes frentes, como a construção civil, os hospitais, as empresas de telecomunicações e as escolas. Agora damos um passo importante ao levar essa mensagem, de forma estruturada, para todos os estudantes da rede municipal de Teresina. Queremos que cada aluno se torne multiplicador da segurança em casa e na comunidade. Afinal, juntos podemos transformar informação em compromisso coletivo”, destacou.
O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, ressaltou a importância da união de esforços em benefício da população. “É uma assinatura de um convênio da Secretaria Municipal de Educação com a Equatorial para levar um curso de prevenção de acidentes com energia elétrica. Nós sabemos que, não muito raramente, você vê na rua, em casa, principalmente nas escolas, algum acidente por falta de cuidado, ou alguma irregularidade que possa ter na fiação, na tomada, enfim, causando um acidente que pode ser evitado. Então a equatorial, junto com a SEMEC, elas vão fazer começar com 14 escolas, mas que essa mensagem chegue às 323 escolas mantidas pela prefeitura, todas. E que essas crianças possam ensinar as suas famílias, a comunidade onde elas moram, para que cada um tenha o cuidado necessário e evitar um acidente. É muito simples, mas é preciso insistir que é importante evitar que aconteça’”, afirmou o prefeito da capital.
Já a secretária municipal de Educação interina, Irene Nunes, reforçou o papel da escola como espaço estratégico de transformação. “Eu acho que a gente está vivendo um momento em que o cuidado, o bem-estar e a segurança das crianças, isso tudo está em pauta, então é uma parceria que vem num momento muito oportuno, que vai nos ajudar a colocar mais luz sobre isso, que é o bem-estar e a segurança das crianças nos espaços escolares. Então, para a gente é muito positivo e nós estamos bastante entusiasmados. Essa mensagem a gente quer levar para as escolas e fortalecendo sempre esse caminho: escola e família – para que esse conhecimento se expanda numa proporção gigantesca para tornar nossa cidade uma cidade mais segura’’, pontuou a secretária.
O Movimento “Você + Seguro” é uma iniciativa da Equatorial Piauí que já promoveu blitz de segurança, campanhas educativas e ações especiais em parceria com escolas, lideranças comunitárias, entidades de classe, empresas públicas e privadas. Com a adesão das escolas municipais, a expectativa é ampliar o impacto e formar uma nova geração de cidadãos conscientes sobre o uso seguro da energia elétrica.
Fonte: Direto da Redação