Escola Rural de Teresina inaugura estrutura inovadora
Novo espaço moderniza ensino e promove sucesso acadêmico.

Situado no Assentamento 17 de abril, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucas Meireles Alves tornou-se um símbolo de crescimento e esperança para mais de 100 famílias, predominantemente compostas por agricultores. Este sentimento foi reforçado com a inauguração da nova estrutura da escola, realizada nesta terça-feira (7) pelo governador Rafael Fonteles e o secretário da Educação, Washington Bandeira. O Ceti já é reconhecido por suas vitórias, como o primeiro lugar no Seduckathon 2025 e a medalha de ouro na Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes deste ano.
A renovada estrutura escolar agora oferece ambientes climatizados, laboratórios de ciências e informática, além de salas especiais para o Piauí Saúde Digital e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Outras melhorias incluem uma biblioteca moderna, refeitório, vestiários e uma quadra poliesportiva, enriquecendo a experiência educacional dos alunos.
Inspirados por sua realidade comunitária, alunos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas criaram a plataforma digital “Raízes Conectadas”. Esta iniciativa visa facilitar a venda de alimentos da agricultura familiar para escolas públicas do Piauí, promovendo uma rede entre produtores locais e instituições de ensino.
João Pedro, integrante da equipe criadora da plataforma, explica que a ideia nasceu da observação de uma produção agrícola abundante, mas sem canais eficientes de venda. “Criamos um site que conecta agricultores a escolas e também a consumidores. Impactar positivamente a vida das famílias daqui é incrível”, disse o estudante.
O projeto não apenas conquistou o Seduckathon 2025, mas também rendeu um intercâmbio estudantil em Singapura, agendado para janeiro de 2026, para os alunos e o professor orientador. A estudante Ana Vitória Barbosa compartilhou seu entusiasmo pela viagem e o desejo de que mais colegas tenham oportunidades semelhantes.
Em uma conquista adicional, o Ceti Lucas Meireles Alves recebeu medalha de ouro na Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes, parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (Obafog). Rhavi Alves, um dos estudantes envolvidos, destacou como a nova infraestrutura, especialmente o laboratório de informática, elevou o nível das pesquisas e contribuiu significativamente para o sucesso da escola.
Além das turmas regulares do ensino médio, a escola oferece educação na modalidade de Jovens e Adultos (EJA), atendendo amplamente às demandas educacionais da região. Outro destaque é o Projeto Ler o Mundo, parte do Clube de Leitura Seduc, que incentiva a leitura e promove discussões e atividades culturais entre os alunos.