Essentia Group aposta em educação para crescer com canetas GLP-1
Empresa projeta 20% de avanço no mercado de canetas emagrecedoras

O mercado de canetas emagrecedoras, como os análogos ao GLP-1, continua em expansão no Brasil. Dados do BTG Pactual, com base na IQVIA, apontam que esses produtos devem movimentar mais de R$ 5 bilhões ao ano, contribuindo para um acréscimo aproximado de 1,5% no crescimento do varejo farmacêutico.
A introdução do Mounjaro, que atrai pacientes não adaptados ao Ozempic e Wegovy, juntamente com o lançamento do "Ozempic brasileiro" pelo laboratório EMS, intensificou ainda mais esse cenário já aquecido.
De olho nesse crescimento, o Essentia Group, com sede em Palhoça, SC, e atuação em medicina preventiva e nutrição, desenvolveu um projeto para fornecer informações a pacientes e apoiar profissionais de saúde no uso dos análogos ao GLP-1.
“Identificamos que o consumo crescente das canetas emagrecedoras criou uma necessidade de informação e orientação nutricional. O aumento da saciedade proporcionado pelas canetas reduz a ingestão de alimentos e água, exigindo atenção dos pacientes”, explica a Dra. Elisa Urban, consultora médica do Essentia Group.
O Essentia Group investiu mais de R$ 10 milhões em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e conta com uma equipe multidisciplinar de mais de 50 especialistas. Com 1,7 mil colaboradores, a empresa projeta um crescimento de até 20% até 2025.
Emagrecimento e atenção à saúde
A substância utilizada nas canetas promove o aumento da saciedade, reduzindo o volume alimentar. Suplementos de fibras, vitaminas e minerais são essenciais para equilibrar o organismo, mantendo a energia, preservando a massa muscular e fortalecendo os ossos.
A Dra. Elisa Urban ressalta a importância de um emagrecimento saudável: “O emagrecimento por GLP-1 não é uma solução mágica. A perda excessiva de massa magra afeta a saúde metabólica. Assim, o suporte nutricional adequado, focado em proteínas e reposição de micronutrientes, é crucial”.
Com 20 anos de história, o Essentia Group evoluiu de uma pequena farmácia de manipulação em Florianópolis para uma referência no setor. Em 2012, lançou a marca Essential Nutrition, pioneira em suplementos nutricionais, hoje com mais de 120 produtos.
A empresa expandiu suas operações com Noorskin, de cosméticos e nutricosméticos, e Easy Health, um software para gestão clínica em saúde. Atualmente, a produção do Essentia Group ocupa 20 mil metros quadrados, seguindo padrões de indústria farmacêutica.