Estudante que rezava terço é aprovado em medicina na UFPI
Gustavo Medeiros conquista vaga em medicina e destaca a fé
O estudante Gustavo Medeiros, de 18 anos, teve uma conquista notável ao ser aprovado em 2º lugar no curso de medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Além disso, garantiu aprovação na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Gustavo destacou-se por ter gabaritado a prova de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), somando 175 acertos. Ele compartilhou a notícia das aprovações na manhã desta quinta-feira (29), quando foram divulgados os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026.
A rotina de Gustavo durante 2025 foi intensa, combinando de cinco a seis horas diárias de estudo com a prática da recitação do terço, uma oração católica dedicada à Virgem Maria. Segundo ele, no último ano do ensino médio, o objetivo era aliar a preparação universitária sem se distanciar da fé religiosa.
Gustavo acredita que a fé foi um suporte crucial em sua jornada. "Alguns entendem que a fé deve ser deixada de lado em momentos de estudo mais intenso, mas digo que isso não é verdade. Mais do que nunca, é a fé que vai te sustentar e botar nos eixos", explicou o estudante.
Para aqueles que também são religiosos e planejam enfrentar o Enem ou outros vestibulares em 2026, Gustavo aconselha: "Façam a parte de vocês e confiem em Deus: todo o resto é obra dele. Mas esperem de maneira ativa, não ociosa; afinal, a resposta não vai cair do céu".
O jovem relatou que, apesar de ter treinado principalmente para o Enem, as experiências em olimpíadas de física, química e matemática, que exigiram respostas escritas, foram fundamentais para seu desempenho nas provas das universidades paulistas.