Agora Piauí

Estudantes do Piauí voltam da Alemanha após imersão em centros de tecnologia

Subtítulo não geradoA experiência, que começou em 29 de agosto

Por Redação
Foto: Ascom Seduc Estudantes piauienses durante experiência na Alemanha.
Estudantes piauienses durante experiência na Alemanha.

Após um mês de intensa imersão estudantil e cultural no MotionLab.Berlin, um dos maiores centros de inovação tecnológica da Europa, 21 intercambistas do Seduckathon 2025 retornaram ao Piauí no último domingo (28). A experiência, que começou em 29 de agosto, promete marcar suas vidas para sempre.

Mariana Mazur, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, expressou a surpresa das pessoas ao saberem que os estudantes eram de escolas públicas e que a viagem foi custeada pelo Estado.

Os estudantes foram recepcionados pelo secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, na sede da Secretaria, onde compartilharam as experiências e novidades adquirdas na Europa. Matheus Xavier, aluno do Ceti Francisca Pereira de Sousa Morais, destacou o aprendizado em carpintaria, que pretende desenvolver como hobby.

Além de atividades culturais, o grupo também participou de workshops em áreas como Design Gráfico, Impressão 3D e Robótica, temas que despertaram grande interesse nos alunos. Héric Eduardo dos Santos, do Ceti João Henrique de Almeida Sousa, destacou o impacto do workshop de robótica em sua perspectiva sobre programação.

Durante o intercâmbio, Mariana visitou a Escola 42 (42 Berlin) e revelou ter reconsiderado sua carreira após a experiência. Os alunos também exploraram pontos turísticos icônicos da Alemanha, como o Portão de Brandemburgo e o Museu da Natureza, onde Luís Fernando de Oliveira descreveu seu fascínio ao ver o maior fóssil de dinossauro já encontrado.

O Seduckathon, uma iniciativa pioneira do Governo do Piauí, destaca-se como o maior hackathon de escolas públicas mundialmente, acolhendo mais de 9 mil estudantes em 2025. Heitor Herminio de Sousa, ex-aluno da rede privada, afirmou que a escolha de integrar a Rede Pública Estadual foi essencial para oportunidades únicas como esta.