Agora Piauí

Festival Retalho: Parque da Cidadania ganha painel artístico e recebe vasta

Por Direto da Redação
Foto: Reprodução Nesta edição, o Festival Retalho também promoveu uma série
Nesta edição, o Festival Retalho também promoveu uma série


Nos dias 27 e 28 de junho, tintas e sprays vão levar mais cor para o Parque da Cidadania, no centro de Teresina. Durante este final de semana, mais de 30 artistas criam um mural de 260 metros no espaço público. A iniciativa marca o encerramento da 4ª edição do Festival Retalho, evento que busca promover a arte urbana e um novo olhar sobre a cidade.

O muralismo no parque é uma grande celebração artística e também contará com batalhas de MCs, breaking, música e atividades que contemplam todos os elementos da cultura hip hop. Toda a programação é gratuita e conta ainda com feirinha, exposição, praça de alimentação, oficinas para crianças na Tenda Retalhinho e shows de Narguilé Hidromecânico, Samba no Coreto, Jaísa Caldas e DJ PTK.

O coletivo convidado para a criação do mural passou por uma curadoria. O grupo é formado por artistas do Piauí, Maranhão e Ceará. A quarta edição do evento conta com produção da Alike Entretenimento e da Associação Comunitária de Desenvolvimento Cultural de Teresina (ACODECULT), com patrocínio da Equatorial Piauí, por meio da Lei Rouanet.

“O Festival Retalho acredita na arte como ponto de encontro entre famílias, comunidades e a cidade. O mural no Parque da Cidadania simboliza essa conexão: um espaço público que ganha vida, cor e significado, convidando crianças, jovens e adultos a viverem juntos a cultura, o lazer e a convivência. Queremos fortalecer esse sentimento de pertencimento e mostrar que a arte urbana pode transformar não só os espaços, mas também as relações entre as pessoas”, declara Eduardo Britto, Coordenador Geral do projeto.

Foto: ReproduçãoNesta edição, o Festival Retalho também promoveu uma série
Nesta edição, o Festival Retalho também promoveu uma série

Nesta edição, o Festival Retalho também promoveu uma série de atividades extracurriculares voltadas para o universo da arte urbana em escolas públicas da capital. Por meio de oficinas de graffiti, o projeto buscou revelar e incentivar jovens talentos. Os trabalhos foram conduzidos pelos artistas WG, Malcon e Gardel, com coordenação pedagógica de Ana Jéssica.

Fonte: Direto da Redação