Francisco Limma destaca melhorias nos serviços de saúde no Piauí
O deputado exaltou a lei que prevê a telemedicina

O deputado Francisco Limma (PT) destacou, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), leis que têm trazido melhorias no acesso à saúde pelos piauienses. Lembrando que nesta terça-feira (5) é comemorado o Dia Nacional da Saúde, o parlamentar parabenizou o Governo do Estado por criar o programa Piauí Saúde Digital, baseado na Lei 7.602/2021, de sua autoria.
Limma explicou que seu projeto para o uso de telemedicina foi elaborado em 2021, em meio à pandemia, e foi rapidamente aprovado pela Alepi, tornando possível a realização de consultas e diagnósticos sem a necessidade de deslocamento dos pacientes. “É uma verdadeira revolução, especialmente para as pessoas que mais precisam. Muitas têm dificuldade de sair de suas cidades e virem para Teresina para terem atendimento”, disse.
O parlamentar contou que já ouviu depoimentos emocionados de pessoas que não tinham como resolver problemas de saúde e que pela telemedicina conseguiram. “Estamos democratizando o acesso à tecnologia e reforçando o compromisso social com as pessoas menos favorecidas. Isso também é democratização. A transição tecnológica está revolucionando alguns serviços. É o Estado assegurando direitos”, defendeu.
Outra lei que Francisco Limma enalteceu foi a 8.587/25, que criou a Política Estadual de Diagnóstico e Tratamento do Câncer em Bebês Intrauterinos e na Primeira Infância. Conforme o deputado, a lei fortaleceu a capacitação de profissionais visando diagnósticos mais rápidos e precisos, o encaminhamento de pacientes para centros especializados e o suporte psicológico às famílias.
Para mostrar os avanços na saúde pública estadual, o parlamentar informou que vai apresentar um requerimento à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para que exponha na Alepi os resultados conseguidos nos últimos anos. “Sei que temos desafios, mas não podemos deixar de comparar e comemorar os resultados positivos que o Piauí conseguiu”, finalizou.
Fonte: ASCOM/ALEPI