Governo do Estado envia à Alepi pedido de empréstimo de R$ 4,98 bilhões
Pedido de autorização de empréstimo do Governo do Estado junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 4,98 bilhões, começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta terça-feira (25). O Projeto de Lei Ordinária do Governo nº 115/2025 foi lido durante a sessão plenária e segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça.
Conforme o Executivo, o valor será para investimentos nas áreas de infraestrutura de transportes, mobilidade urbana, obras de urbanização, segurança pública, saúde, infraestrutura hídrica, transformação digital, aporte de capital em empresas estatais ou sociedades de economia mista, e outras ações integrantes do Plano Plurianual e do Orçamento Geral do Estado.
O Governo do Estado afirma que o Piauí tem condições de contratar novas operações de crédito, sendo “plenamente justificado o impacto financeiro do empréstimo, em razão dos benefícios que serão gerados com a aplicação dos recursos”, diz.
Renegociação de dívida – O Executivo também enviou à Alepi o projeto de lei 112/25, que autoriza a contratação de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de 600 milhões de dólares. Esse montante, segundo o Governo, será para a reestruturação e recomposição de dívidas.
“A contratação nos permitirá substituir passivos existentes por um novo financiamento com um cronograma de amortização mais alongado e custos financeiros reduzidos. A principal vantagem desta gestão é a ampliação da previsibilidade e da eficiência no gerenciamento dos fluxos de caixa do Estado”, explicou.
Fonte: ASCOM/ALEPI