Incêndio em área no Piauí: aeronave chega após 8 dias de chamas
Incêndio avança e aeronave chega após 8 dias em área do Piauí

Um incêndio florestal de grandes proporções tem assolado os municípios de Pavussu e Canto do Buriti, no Piauí, há aproximadamente oito dias, consumindo cerca de 98 km² de vegetação, conforme informações da Defesa Civil local. Nessa quarta-feira (6), um helicóptero do Batalhão Tático Aeropolicial (Bopaer) finalmente chegou à região para auxiliar no combate às chamas e alcançar áreas de difícil acesso.
O coordenador do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CEGRID), Michell Francisco, destacou que os fortes ventos, que podem atingir até 50 km/h, têm dificultado o controle do incêndio. Dessa forma, uma força-tarefa composta por bombeiros, brigadistas e voluntários está atuando incansavelmente na região para conter o fogo e minimizar os impactos.
Decretado estado de calamidade
O prefeito de Pavussu, Winicius Miranda (PSD), decretou estado de calamidade na terça-feira (5) devido aos danos provocados pelo incêndio. O decreto destaca as perdas significativas na agricultura local, especialmente nas produções de arroz, milho e feijão, as quais já somam cerca de 90% de perdas. A falta de chuvas adequadas também tem contribuído para a propagação das chamas.
Segundo Agenor Santos, assessor da secretaria de governo da prefeitura de Pavussu, a região já enfrentava uma situação crítica devido à estiagem desde março, resultando em grandes prejuízos na pecuária e na agricultura. Com o incêndio, a situação se agravou ainda mais, levando o município ao estado de calamidade, o que permite solicitar auxílio de instâncias superiores.
O estado de calamidade é uma medida extrema adotada em situações de desastre que fogem ao controle local, necessitando de apoio externo para mitigar os impactos gerados. A situação segue em evolução e novas informações sobre as ações de combate serão atualizadas conforme disponibilidade.