Agora Piauí

Início da vacinação para Idosos com 80 anos no Rio de Janeiro

Idosos a partir de 80 anos recebem vacina contra Covid-19 na capital fluminense.

Por Redação
Foto: Rebecca Alves/Agência O Globo/ Vacinação contra a Covid-19 no Rio
Vacinação contra a Covid-19 no Rio

A vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro está sendo ampliada para incluir um novo grupo prioritário. A partir desta segunda-feira (19), os idosos com 80 anos ou mais estão sendo convocados a comparecer nos postos de vacinação para receber a dose atualizada, que agora é direcionada para a variante JN.1.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que a vacinação seguirá um cronograma escalonado, conforme a disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, órgão responsável pelo repasse do imunizante. Os primeiros a serem imunizados com essa nova vacina foram os idosos que residem em instituições de longa permanência.

Com a aplicação da vacina contra a variante mais recente, o risco de internação e mortalidade pela Covid-19 é significativamente reduzido. Para receber a nova dose, é necessário ter sido imunizado com a anterior há pelo menos um ano.

Os postos de vacinação estão distribuídos em 240 salas localizadas em unidades de Atenção Primária, como clínicas da família e centros municipais de saúde, além das duas unidades do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo e no ParkShoppingCampoGrande. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis para consulta.

Outras Campanhas de Vacinação

Além da vacina contra a Covid-19, é importante destacar a importância de manter em dia outras imunizações da temporada, como as vacinas contra influenza, febre amarela e sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a prevenção por meio das vacinas é fundamental, especialmente diante de registros recentes de febre amarela e sarampo em cidades e estados vizinhos.

Todas essas vacinas estão disponíveis nos postos de saúde, sendo essenciais para a proteção da população contra essas doenças.