Agora Piauí

Inovação climática: Piauienses vencem prêmio social 2025

Projeto Fonte Viva premia jovens transformadores do Piauí.

Por Redação
Foto: AEGEA Jovens do Projeto Pioneiros desenvolvem soluções inovadoras para desafios sociais e ambientais em Teresina.
Jovens do Projeto Pioneiros desenvolvem soluções inovadoras para desafios sociais e ambientais em Teresina.

Dois talentosos jovens piauienses foram reconhecidos no prestigiado Prêmio Empreendedor Social 2025, promovido pela Folha de S.Paulo em parceria com a Ashoka, por suas contribuições significativas ao terceiro setor na América Latina. Wenner Batista e Andressa Muniz receberão homenagens na categoria Jovens Transformadores pelo Clima em uma cerimônia marcada para 30 de setembro, em São Paulo.

O projeto inovador que garantiu o reconhecimento é o Fonte Viva. Criado durante a 5ª edição do programa Pioneiros, o projeto surgiu no Instituto Aegea, desenvolvido localmente pela Águas de Teresina. Com orientação de tutores da empresa, os estudantes, então no ensino médio de uma escola pública, desenvolveram uma tecnologia que reaproveita água de tanquinhos e máquinas de lavar para resfriar residências. Este sistema é particularmente eficaz durante os meses do B-R-O Bró, quando as temperaturas em Teresina ultrapassam os 40 °C.

A categoria Jovens Transformadores pelo Clima reconhece indivíduos entre 15 e 27 anos que criam soluções inovadoras para desafios socioambientais diante da crise climática. Junto a outros três representantes de diferentes estados, Wenner e Andressa apresentarão seu projeto a uma audiência composta pelos principais agentes de transformação social do Brasil.

Segundo Carolina Serafim, diretora-presidente da Águas de Teresina, Wenner e Andressa simbolizam o impacto transformador da educação e inovação social. Ela afirmou:

“Ver dois jovens que começaram como alunos do Pioneiros hoje sendo reconhecidos nacional e internacionalmente é a prova de que investir em educação e inovação social transforma realidades. Eles são um orgulho para Teresina e mostram que o saneamento também pode abrir portas para o futuro”.

 

Como funciona o Fonte Viva

O sistema Fonte Viva coleta água descartada durante lavagens e a conduz para um reservatório, onde passa por um filtro simples. A água circula por tubos perfurados instalados no telhado, resfriando as residências. Este mecanismo não só diminui a sensação térmica em até 8°C, mas também promove o uso consciente da água, evitando o desperdício.

Wenner expressou seu orgulho ao ver a ideia ganhar reconhecimento:

“Criamos pensando nas dificuldades da nossa comunidade, onde muitas famílias vivem em casas pequenas, sem ventilação e sem condições de ter ar-condicionado. Ver essa ideia ganhar o mundo é um orgulho imenso”.

 

Andressa destacou que o reconhecimento é um testemunho do potencial dos jovens quando incentivados: "Nós viemos de escola pública, de uma realidade muito simples, e conseguimos chegar até os Estados Unidos com um projeto que nasceu para ajudar as nossas famílias e vizinhos. Isso mostra que os sonhos da gente têm valor".

Conquistas que inspiram

Desde sua concepção, o projeto Fonte Viva já rendeu cerca de 10 indicações e prêmios aos jovens, incluindo destaque na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Consequentemente, eles foram selecionados para representar o Brasil na Genius Olympiad – ISEF em Rochester, NY, nos Estados Unidos.

Além disso, Andressa e Wenner receberam o Prêmio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com menção honrosa, e representaram a Águas de Teresina no Prêmio de Inclusão Social da TV Meio. Atualmente, eles representam o Piauí no Prêmio Empreendedor Social, da Folha de São Paulo.

Os dois jovens continuam a trabalhar na Águas de Teresina e estão focados em seguir carreiras nas áreas de engenharia e inovação socioambiental.

Sobre o Pioneiros

O programa Pioneiros, agora em sua 7ª edição em Teresina, já revelou diversos talentos entre estudantes do ensino médio da rede pública. Promovido pelo Instituto Aegea em parceria com a Águas de Teresina, o programa incentiva soluções para problemas reais nas comunidades, especialmente em saneamento e sustentabilidade. Os projetos criados por alunos de Teresina têm ganhado prêmios nacionais, colocando o estado em destaque no cenário de inovação social.