Agora Piauí

Inscrições abertas para pesquisa no Grupo Esperança Garcia

Confira detalhes sobre as vagas para pesquisadores em Picos.

Por Redação
Foto: Divulgação / UESPI Grupo de Pesquisa Esperança Garcia seleciona 10 pesquisadores para atuação no campus de Picos
Grupo de Pesquisa Esperança Garcia seleciona 10 pesquisadores para atuação no campus de Picos

Estão abertas as inscrições para o Grupo Esperança Garcia (GEPEG), vinculado ao Campus Professor Barros Araújo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), localizado em Picos. O processo seletivo, que vai até o dia 2 de fevereiro, oferece 10 vagas e formação de cadastro de reserva para discentes e docentes interessados em integrar o grupo.

Os candidatos devem realizar a inscrição através do preenchimento de um formulário eletrônico, anexando uma declaração de disponibilidade e uma carta de intenções, ambos em formato PDF e devidamente assinados.

Podem concorrer estudantes matriculados ou formados em cursos de licenciatura ou bacharelado nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, conforme a Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES/CNPq. Professores que estejam cursando ou possuam mestrado ou doutorado nessas áreas também são elegíveis.

A coordenadora do GEPEG, professora mestra Joicyara Bernardes de Lima Ferreira, destacou que as vagas são destinadas ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com previsão de ingresso em março de 2026. O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado, e será realizado de forma remota.

O Grupo Esperança Garcia tem como foco a promoção de estudos sobre direitos e garantias fundamentais para grupos sociais vulneráveis, com destaque para o estado do Piauí. O grupo contribui para a proteção normativa desses grupos, ao abordar desafios sociais e institucionais que limitam o exercício pleno de seus direitos.

Na UESPI, o GEPEG é reconhecido por sua análise crítica sobre racismo e promoção dos direitos humanos, além de valorizar a cultura afro-brasileira por meio de ações que destacam as contribuições e desafios enfrentados pela população negra, particularmente no Piauí.