Agora Piauí

INSS: Biometria obrigatória para empréstimos consignados

INSS determina uso de biometria para liberar novos empréstimos consignados.

Por Redação
Foto: • Joédson Alves/Agência Brasil A partir de quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem requerer a devolução de valores descontados indevidos• Joédson Alves/Agência Brasil
A partir de quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem requerer a devolução de valores descontados indevidos• Joédson Alves/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma nova exigência para a contratação de empréstimos consignados. A partir de agora, a liberação de novos empréstimos para aposentados e pensionistas ocorrerá exclusivamente por meio de biometria na plataforma Meu INSS.

Mudança no Procedimento

Essa medida foi formalizada em um despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) e entrará em vigor a partir de sexta-feira, dia 23. Segundo o despacho, a partir de 23 de maio de 2025, todos os desbloqueios para contratar novos empréstimos consignados só poderão ser feitos por biometria na plataforma Meu INSS, validada pelo governo federal.

Segurança e Autenticação

Essa mudança tem por objetivo aumentar a segurança e a autenticação dos processos de concessão de empréstimos consignados, garantindo uma maior proteção aos aposentados e pensionistas. A utilização da biometria busca evitar fraudes e assegurar que apenas o beneficiário tenha acesso aos empréstimos disponíveis.