Agora Piauí

Investigação revela fraude milionária em processos judiciais no PI e MA

Operação policial desvenda esquema de fraudes envolvendo advogados e processos judiciais

Por Direto da Redação
Foto: Ravi Marques/TV Clube Advogados são alvo de operação no PI e MA; polícia apreende veículos de luxo
Advogados são alvo de operação no PI e MA; polícia apreende veículos de luxo

Uma operação da Polícia Civil do Piauí (PCPI) desvendou um esquema de fraudes milionárias em processos judiciais envolvendo pelo menos dez advogados. A ação, que ocorreu nos estados do Piauí, Maranhão, Tocantins e Distrito Federal, resultou no sequestro de R$ 1 milhão em contas bancárias dos envolvidos, bem como na apreensão de veículos de luxo, que foram encaminhados à Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).

Os investigados tiveram seus endereços vasculhados pela polícia, sendo que nove deles residem em Teresina (PI) e um em Timon (MA). A operação, que é um desdobramento da Operação Usuário Zero, visa combater um esquema de fraudes em processos judiciais, conforme informado pelo delegado Filipe Bonavides, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp).

De acordo com a PCPI, o esquema criminoso movimentou cerca de R$ 7 milhões após a descoberta de uma vulnerabilidade no sistema eletrônico do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) por um servidor da corte. O TJPI esclareceu que a fragilidade foi corrigida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023, logo após sua identificação pelas autoridades.

A investigação continua em andamento, com a polícia realizando buscas e apreensões nos locais relacionados aos investigados. Até o momento, as autoridades não divulgaram mais detalhes sobre o andamento da operação.

Fonte: Divulgação