Agora Piauí

IPEC: 25% avaliam governo Lula positivamente, 55% desaprovam e 58% não confiam

Pesquisa Ipsos-Ipec, considerada pelo próprio Palácio do Planalto como a mais aguardada

Por Direto da Redação
Foto: Divulgação Pesquisa Ipsos-Ipec
Pesquisa Ipsos-Ipec

A nova pesquisa Ipsos-Ipec, considerada pelo próprio Palácio do Planalto como a mais aguardada e creditada em confiança, foi divulgada nesta quinta-feira (12) e indica que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta um cenário de desgaste em todas as áreas consultadas.

O levantamento aponta que 58% dos brasileiros não confiam no presidente, enquanto 55% desaprovam a forma como ele administra o país. Apenas 25% consideram a atual gestão como “boa” ou “ótima”.

Entre os dados gerais, o índice de avaliação negativa do governo Lula (classificado como “ruim” ou “péssimo”) subiu para 43%, superando os 41% registrados em março. A avaliação positiva caiu de 27% para 25%. Já 29% consideram a gestão regular, e 2% não souberam ou não responderam.

[Avaliação do governo Lula]

Ruim ou péssimo: 43%
Regular: 29%
Ótimo ou bom: 25%
Não sabe/não respondeu: 2%

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas presencialmente em 132 municípios entre os dias 5 e 9 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

De acordo com o instituto, trata-se da segunda vez em que a avaliação negativa do governo Lula supera a positiva no atual mandato. Os dados, segundo o próprio Ipec, “reforçam a dificuldade do governo em melhorar a sua popularidade”.

[Aprovação da forma de governar]

Desaprova: 55%
Aprova: 39%
Não sabe/não respondeu: 6%

Neste aspecto, os números se mantêm estáveis em relação à pesquisa anterior, realizada em março. O maior índice de desaprovação aparece entre os entrevistados de 45 a 59 anos (45%) e moradores da região Norte/Centro-Oeste (50%).

[Confiança em Lula]

Não confia: 58%
Confia: 37%
Não sabe/não respondeu: 4%

O índice de desconfiança no presidente se mantém elevado e atinge majoritariamente moradores de periferias e eleitores que votaram branco, nulo ou não se lembram em quem votaram. Entre moradores de áreas periféricas, a confiança caiu de 38% para 31%.

[Percepção sobre o governo]

Pior do que esperava: 50%
Igual ao que esperava: 28%
Melhor do que esperava: 20%
Não sabe/não respondeu: 2%

Fonte: Conexão Política