Agora Piauí

Lula lidera discussões com ministros e líderes sobre CPMI do INSS

Presidente Lula e ministros debatem apoio à investigação da CPMI do INSS.

Por Redação
Foto: • Marcelo Camargo/Agência Brasil O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)• Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)• Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido com ministros e líderes no Palácio da Alvorada para discutir o suporte do governo à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Líderes governistas divididos

Os líderes governistas estão divididos quanto ao apoio à instalação do colegiado. Alguns parlamentares no Senado passaram a defender a criação da comissão, avaliando que não é viável impedir sua instauração e que é fundamental direcionar as investigações para a origem das fraudes, no governo anterior de Jair Bolsonaro.

No encontro estão presentes o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, Sidônio Palmeira da Secretaria de Comunicação Social, Rui Costa da Casa Civil e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, também participa da reunião.

Posicionamentos sobre a CPMI

O senador Jaques Wagner, que cogitava assinar o requerimento da CPMI, ressaltou que o Senado tem outras pautas prioritárias e não possui a competência investigativa de órgãos como a Polícia Federal.

Já o senador Rogério Carvalho, líder do PT no Senado, afirmou que assinaria o requerimento para a criação da comissão, gerando discordâncias entre os governistas. Durante o depoimento do ministro Wolney Queiroz à Comissão de Transparência do Senado, Carvalho enfatizou a necessidade de uma investigação aprofundada, nos moldes das CPIs anteriores realizadas pelo partido.