Agora Piauí

Lula participa de eventos sobre fome e pobreza em Roma

Presidente discute erradicação da fome no Fórum Mundial da FAO

Por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou no sábado (11) para a Itália, onde participa do Fórum Mundial da Alimentação em Roma. O evento, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), começa na segunda-feira (13).

Além da abertura do Fórum, Lula estará presente na Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, copresidida por Brasil e Espanha. Esse encontro, que será realizado em formato híbrido, contará com a presença de ministros, representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil.

A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza surgiu como uma iniciativa da presidência brasileira do G20, com o objetivo de apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza, além de reduzir desigualdades. A iniciativa está em fase de implementação de nove planos nacionais para combater esses problemas e os riscos climáticos.

Até o momento, a Aliança conta com quase 200 membros, incluindo países, agências, programas e bancos de desenvolvimento. Recentemente, recebeu 13 novos pedidos de adesão, principalmente de países africanos, latino-americanos, caribenhos, asiáticos e do Oriente Médio.

Durante sua visita, o presidente Lula também inaugurará o espaço dedicado aos mecanismos de apoio da Aliança, antes de retornar ao Brasil no próprio dia 13. O convite para sua participação no Fórum foi feito por Qu Dongyu, diretor-geral da FAO, em julho, quando comunicou que o Brasil saiu do Mapa da Fome.

O Fórum Mundial da Alimentação prossegue até 18 de novembro, celebrando os 80 anos da FAO. Criado em 1945, o Fórum é uma plataforma global para promover a transformação dos sistemas agroalimentares, alinhando-se à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, focando em produção, nutrição, meio ambiente e qualidade de vida.