Maioria apoia aumento de Imposto de Renda para super-ricos, revela pesquisa
Pesquisa mostra apoio a taxação da alta renda e rejeição a discurso de divisão social.

Uma pesquisa recente da Genial/Quaest revelou que a maioria dos brasileiros é favorável ao aumento do Imposto de Renda para os mais ricos. O levantamento aponta que 60% dos entrevistados defendem uma alíquota maior para os super-ricos, enquanto 53% discordam de discursos que colocam ricos e pobres em oposição direta, como causa da desigualdade social.
A proposta de isentar o pagamento de imposto para aqueles que ganham até R$ 5 mil mensais, que está em pauta para votação em uma comissão na Câmara dos Deputados, conta com a aprovação de 75% dos participantes da pesquisa. Apenas 21% se posicionaram contra essa medida.
Outro dado relevante da pesquisa é que 63% dos entrevistados acreditam que o governo deveria aumentar os tributos dos mais ricos para reduzir a carga sobre os mais pobres. Por outro lado, 33% não veem essa medida como a mais adequada.
Apesar do apoio à reforma tributária com foco em justiça fiscal, 53% dos entrevistados avaliam que o discurso que opõe ricos e pobres não contribui positivamente, gerando mais polarização no país. Por outro lado, 38% consideram que esse tipo de retórica é legítima por chamar a atenção para os privilégios de alguns setores da sociedade.
A chamada "agenda da justiça tributária" proposta pelo governo Lula ainda é pouco conhecida pela população. A pesquisa mostrou que 56% dos entrevistados não souberam indicar do que se trata, enquanto 43% afirmaram já ter ouvido falar a respeito.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 10 e 14 de julho, com uma margem de erro de dois pontos percentuais.