Morre Robert Redford, ícone do cinema, aos 89 anos
Robert Redford falece em Utah, deixando legado no cinema.

Robert Redford, renomado ator e diretor, faleceu aos 89 anos nesta terça-feira em Utah. A informação foi confirmada por Cindi Berger, diretora executiva da agência de publicidade Rogers & Cowan PMK.
De acordo com Berger, Redford faleceu durante o sono, embora a causa não tenha sido divulgada. "Estava no lugar que amava, cercado por quem amava", afirmou.
O legado de Redford no cinema é vasto, tanto como ator quanto como diretor e fundador do Sundance Film Festival, um marco para o cinema independente. Conforme relatado pelo The New York Times, seu estilo desafiava as produções convencionais de Hollywood, abordando temas profundos como corrupção política, luto e escândalos midiáticos.
Entre seus papéis marcantes estão Butch Cassidy (1969), Todos os Homens do Presidente (1976) e Golpe de Mestre (1973), este último lhe trouxe uma indicação ao Oscar como ator. Redford contracenou com lendas como Jane Fonda, Barbra Streisand e Meryl Streep, consolidando-se como um dos galãs de destaque em Hollywood.
Sua estreia como diretor ocorreu com Gente como a Gente (1980), que conquistou quatro Oscars, incluindo melhor filme e diretor. Redford também dirigiu obras significativas, como Quiz Show (1994), indicado ao Oscar, e Lendas da Vida (1992).