Operação da PF investiga desvio de emendas com prefeitos afastados na Bahia
Polícia Federal investiga esquema de desvio de verbas com prefeitos afastados na Bahia

A Polícia Federal deflagrou uma nova fase da Operação Overclean para investigar o desvio de recursos públicos relacionados à liberação de emendas parlamentares. Nesta ação, dois prefeitos da Bahia foram afastados de seus cargos, juntamente com um assessor parlamentar do deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA).
Embora o deputado não tenha sido alvo direto dos mandados, teve seu sigilo telefônico quebrado com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). As investigações apontam que o assessor parlamentar é suspeito de ser o principal operador financeiro do esquema ilícito, sendo igualmente afastado de suas funções públicas.
A operação envolveu o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão em várias cidades baianas, incluindo Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. Os mandados foram expedidos pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo investigado é suspeito de participar de um esquema de liberação de emendas parlamentares entre os anos de 2021 e 2024, envolvendo o pagamento de propina.
Os envolvidos podem responder por uma série de crimes, incluindo organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro.
Fonte: Divulgação