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Período natalino movimenta comércio piauiense com maior expectativa de vendas

Por Direto da Redação
Foto: Reprodução Horário de funcionamento
Horário de funcionamento

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta crescimento de 2,1% em 2025

Os centros comerciais de todo o Piauí já estão prontos para a data mais esperada do setor lojista, que é o Natal. Mais que um momento de celebração familiar, a data — aliada ao Ano Novo — impacta diretamente o fluxo de consumidores, o aumento das vendas e a geração de emprego. Em pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas deve aumentar cerca de 2,1% em comparação ao ano de 2024.

A confederação aponta mais um dado positivo: crescimento de 5% nas vagas temporárias na área varejista. O Piauí vem liderando os dados acerca do crescimento de empregos formais em 2025, sendo o primeiro entre os estados do Nordeste e o segundo do país, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O cenário positivo é apontado como fruto da melhora no atendimento e do ganho de confiança do consumidor piauiense, de acordo com o presidente do Sindilojas Piauí, Tertulino Passos: “Fizemos um trabalho em torno dos feriados, e isso vem dando retorno positivo aos lojistas. Os clientes veem o comércio aberto e optam por comprar dos empreendedores locais, em vez das opções online”, pontua Tertulino Passos.

A disputa pela preferência dos consumidores entre as lojas físicas e virtuais é um dos principais desafios enfrentados pelos lojistas piauienses. A defesa do comércio local é uma das principais pautas do sindicato: “É na compra nos empreendedores locais que se geram todos esses pontos positivos, como geração de renda para a população, aumento dos empregos e crescimento empresarial”, finaliza o presidente do Sindilojas.

O gestor comercial da Blue Shark, Jefferson Guimarães, fala sobre a expectativa de crescimento das vendas durante o Natal: “Esse período gera cerca de 25% do nosso faturamento anual. Então, nós realizamos todo um preparo que envolve a expansão do nosso mix de produtos, estratégias de fidelização dos clientes e condições especiais de pagamento”, esclarece Jefferson.

As festas de Natal e as confraternizações de final de ano são apontadas como os principais motivos de intenção de compra. Por isso, os lojistas já preparam as tradicionais decorações em suas lojas: “Vamos decorar nossas unidades para tornar o ambiente agradável e fazer com que o cliente fique mais tempo dentro da nossa loja”, finaliza o gestor comercial da Blue Shark.

Horário de funcionamento

Durante o mês de dezembro, o comércio na capital contará com duas datas especiais: 08/12 (segunda-feira – feriado de Nossa Senhora Imaculada) e 21/12 (domingo). Em ambos os dias, o Centro funcionará até às 18h; as lojas dos bairros poderão estender o horário para além desse período, e os shoppings seguirão com funcionamento normal. Já no período de Natal e Ano Novo, o comércio seguirá aberto e com funcionamento regular, exceto nos dias 25/12 (quinta-feira) e 01/01 (quinta-feira), quando as lojas estarão totalmente fechadas.

Fonte: Direto da Redação