Piauí reduz mortes no trânsito em 21% em setembro
Estado intensifica ações e registra queda histórica em 2025

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou um relatório que destaca uma redução significativa no número de mortes no trânsito em setembro de 2025. Foram registradas 71 mortes, comparadas às 90 do mesmo mês de 2024, representando uma queda de 21,11%.
Essa redução ocorreu durante um período de intensificação de ações educativas e de fiscalização, incluindo as operações Rota Segura e Porteira Fechada, além das campanhas “Cadê o Capacete?” e “Pedal Seguro”.
Fernando Aragão, diretor de Operações de Trânsito da SSP-PI, afirmou: “A redução de mais de 20% nas mortes no trânsito em setembro mostra que estamos no caminho certo. Esse resultado é fruto da integração das forças de segurança, das ações educativas e da conscientização da população. Vamos seguir firmes com as operações e campanhas, salvando vidas e tornando o trânsito do Piauí cada vez mais seguro”.
Além das mortes no trânsito, os casos de lesão também apresentaram uma forte queda de janeiro a setembro de 2025. Foram 2.773 ocorrências, uma redução de 35,81% em relação a 2024, quando houve 4.320 registros. Comparando com 2023 e 2022, que contabilizaram 8.196 e 6.836 ocorrências, a diminuição foi de 66,17% e 59,44%, respectivamente.
Procedimentos e Ações de Fiscalização
Em setembro, a Diretoria de Operações de Trânsito, em parceria com a Polícia Militar (PM-PI) e a Polícia Civil (PC-PI), realizou 95 ações na capital, Teresina, e outras cidades do Piauí. Foram identificados 58 casos de embriaguez ao volante, dez veículos e nove celulares roubados recuperados, e oito operações Porteira Fechada, que recolheram animais em vias públicas e responsabilizaram os donos.
As operações também cumpriram quatro mandados de prisão, registraram duas ocorrências por falta de habilitação, dois casos de desacato, uma prisão por descumprimento de medida cautelar e um flagrante de tráfico de drogas.
O comandante de Policiamento de Trânsito da PM-PI, coronel Ramos, destacou: “A PM buscou reforçar o efetivo nas ruas e intensificar os testes com o etilômetro, retirando de circulação motoristas alcoolizados e combatendo a embriaguez ao volante. Esse esforço, dentro de um trabalho integrado, tem contribuído diretamente para a redução dos índices e para um trânsito mais seguro em todo o Piauí”.