Agora Piauí

Platina: Alternativa em alta com preço do ouro em crescimento

Mercado de joias mira na platina com valorização de 30% frente ao ouro.

Por Redação
Foto: Divulgação Ouro: metal mantém altas nos preços, reflexo de políticas geopolíticas e econômicas instáveis (KTSDESIGN/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)
Ouro: metal mantém altas nos preços, reflexo de políticas geopolíticas e econômicas instáveis (KTSDESIGN/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)

Com a cotação do ouro atingindo impressionantes US$ 3.500 por onça em 2025, o setor de joias está se voltando para a platina, que apresenta uma valorização superior a 30%.

Valorização da Platina e Crescimento na China

Avaliada em aproximadamente US$ 1.200 por onça, a platina, um metal branco semelhante à prata, surge como uma opção mais acessível diante dos elevados preços do ouro. Esse cenário tem impulsionado o interesse pelo metal, especialmente na China, um dos principais consumidores mundiais de metais preciosos.

Após um período de declínio na demanda, analistas do Bank of America indicam uma retomada no interesse por joias de platina, com a China importando 11,5 toneladas do metal em abril, o maior volume mensal em um ano. Esse crescimento acontece paralelamente a uma valorização de 27% no preço do ouro no mesmo período.

A mudança de paradigma é evidente: os joalheiros estão cada vez mais considerando a platina como uma alternativa devido ao encarecimento do ouro. Caso 1% da demanda por joias de ouro migre para a platina, o déficit de oferta pode dobrar, atingindo 1,6 milhão de onças. Além do setor de joias, a platina mantém sua importância na indústria automotiva e eletrônica.

Por outro lado, a prata também tem registrado uma valorização considerável, com um aumento de 25% em 2025, embora seu ritmo de crescimento seja mais moderado, devido à redução na produção de painéis solares.