Polícia Civil divulga o novo serviço BO Fácil: registro de boletim de ocorrência
Evento de lançamento do BO Fácil ocorrido nesta semana

A Polícia Civil do Piauí divulga nova ferramenta para o registro boletim de ocorrência (BO) no estado: o BO Fácil. O serviço, inédito no Brasil, é um canal em que a sociedade piauiense pode solicitar o registro de BO pelo WhatsApp. A ferramenta é uma iniciativa do Governo do Estado, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Piauí e a Universidade Federal do Piauí, e já está em funcionamento.
O lançamento do BO Fácil ocorreu na última segunda-feira (30/06), no Espaço da Cidadania Digital – Piauí Gov Tech, no Centro de Teresina. O evento contou com a presença do governador do estado, Rafael Fonteles, do secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, e do delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, além de outras autoridades do estado e delegados da Polícia Civil.
O delegado-geral, Luccy Keiko, afirmou que a Polícia Civil do Piauí está preparada para o uso da ferramenta, pois a polícia também é responsável pela homologação das solicitações realizadas pelo BO Fácil. “As pessoas podem fazer registro de boletim de ocorrência, notificar extravio de documentos, realizar denúncia anônimas, dentre outras solicitações. Esse serviço é uma nova maneira da sociedade interagir com a instituição”, reforçou.
Na ocasião, Rafael Fonteles destacou que o BO Fácil vai agilizar a comunicação entre cidadãos e forças de segurança, combatendo a criminalidade e fortalecendo a transformação digital. “É uma ferramenta importante para reduzir indicadores de violência, pois vai ajudar o trabalho das forças de segurança. Além disso, vai melhorar a comunicação do cidadão, que tem agora um canal rápido e seguro para poder fazer denúncias e relatar ocorrências de violência. Mais um exemplo de transformação digital a serviço do povo”, afirmou o governador.
O secretário da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, enfatizou que o fato do BO Fácil permitir o registro da ocorrência sem a necessidade de ir até uma delegacia é um grande avanço.
Pelo número do BO Fácil, o 0800 086 0190, o cidadão pode enviar mensagem de texto ou áudio para solicitar registro de boletim de ocorrência. Além disso, a população pode solicitar contato com o 190 da Polícia Militar em caso de emergências, inclusive com a possibilidade de envio de localização pelo WhatsApp para agilizar o socorro, e fazer denúncias anônimas acerca de crimes ou informações sobre foragidos no Piauí.
O serviço utiliza inteligência artificial (IA) para coletar as informações essenciais da ocorrência, como descrição dos fatos, data, local, envolvidos e objetos relacionados. Em seguida, o próprio sistema gera um protocolo em PDF, que é enviado automaticamente ao cidadão, garantindo agilidade e segurança no registro.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Piauí/ Ascom SSP-PI