Polícia Federal investiga fraudes em concursos públicos
Operação mira irregularidades em concursos da Caixa e BB.

A Polícia Federal (PF) está conduzindo uma operação nesta quinta-feira, 2, com o objetivo de investigar suspeitas de fraudes em concursos públicos de âmbito federal e estadual. A ação contempla a execução de 12 mandados de busca e apreensão, além de três ordens de prisão preventiva, nas cidades da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
Os processos sob investigação incluem o Concurso Público Nacional Unificado de 2024, seleções das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, além de certames realizados pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A operação também abrange concursos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Colaboração com o Ministério da Gestão e Inovação
Esta operação da PF, realizada em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, tem como objetivo aprofundar as investigações sobre as fraudes praticadas por candidatos. Segundo a Polícia Federal, “os investigados foram excluídos dos processos seletivos, afastados dos cargos públicos já ocupados e poderão responder pelos crimes de fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público”.
A operação visa assegurar a idoneidade dos processos seletivos e responsabilizar os envolvidos nas irregularidades, reforçando o compromisso das instituições em garantir concursos públicos justos e transparentes.
Fonte: Divulgação