Agora Piauí

Projeções de inflação para 2025 seguem elevadas, revela pesquisa da Febraban

Pesquisa da Febraban indica perspectivas elevadas de inflação para 2025.

Por Direto da Redação
Foto: Unsplash Tomate foi um dos itens que mais viu o preço subir na prévia da inflação de abril
Tomate foi um dos itens que mais viu o preço subir na prévia da inflação de abril

Segundo a recente pesquisa de economia bancária e expectativas realizada pela Febraban, as projeções para a inflação em 2025 se mantêm em níveis elevados, sem apresentar indícios de decréscimo. Os números revelam que mais de dois terços dos participantes consultados (77,3%) estimam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deva situar-se entre 5% e 5,5%. Já a parcela restante (22,7%) projeta que o indicador possa se aproximar de 6%.

No ano de 2024, o IPCA encerrou em 4,83%, superando, portanto, a meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) de 3%. Esses resultados mostram a preocupação dos especialistas com a trajetória da inflação nos próximos anos, refletindo as incertezas e desafios econômicos que o país enfrenta.

O levantamento conduzido junto a 22 instituições financeiras, no período de 14 a 19 de maio, evidencia a cautela do setor bancário em relação ao cenário inflacionário, sinalizando a expectativa de manutenção de pressões sobre os índices de preços no horizonte de 2025. As projeções, portanto, indicam um ambiente desafiador para a política monetária e para a economia como um todo.

Fonte: Divulgação