Quarto lote do Imposto de Renda 2025: Pagamento e calendário atualizado
Saiba tudo sobre o quarto lote do Imposto de Renda 2025 e confira o calendário completo!

O pagamento do quarto lote da restituição do Imposto de Renda 2025 está agendado para o dia 29 de agosto, conforme divulgado pela Receita Federal. Neste lote, que contempla também restituições residuais de anos anteriores, serão processadas 1.884.035 restituições, totalizando um valor de R$ 2,9 bilhões.
Consulta ao 4º lote da restituição do Imposto de Renda 2025
A consulta ao quarto lote de restituição do IR 2025 estará disponível a partir das 10h, conforme informado pela Receita Federal.
Quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda 2025?
Das restituições a serem pagas, R$ 454.613.578,23 serão destinados a contribuintes com prioridade legal, incluindo idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física ou mental, moléstia grave, e aqueles cuja principal fonte de renda seja o magistério. Além disso, outras categorias também receberão prioridade.
Calendário de restituição do IR 2025
- Primeiro lote: 30 de maio (já pago)
- Segundo lote: 30 de junho (já pago)
- Terceiro lote: 31 de julho (já pago)
- Quarto lote: 29 de agosto
- Quinto e último lote: 30 de setembro
Como verificar se você está no 4º lote?
Para conferir se faz parte do quarto lote, basta acessar o site da Receita Federal, selecionar "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar a Restituição". O portal oferece orientações sobre consultas simplificadas e acesso ao extrato de processamento para informações detalhadas.
Procedimento para recebimento da restituição do IRPF 2025
O pagamento das restituições será realizado exclusivamente em contas bancárias dos titulares. Caso haja dificuldade no recebimento, é possível reagendar o pagamento pelo Banco do Brasil, fornecendo o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após essa solicitação, o contribuinte deve aguardar uma nova tentativa da Receita.
Em caso de não resgate da restituição em um ano, o contribuinte deverá solicitar o pagamento através do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Fonte: Divulgação