Reformulação: CBF planeja calendário mais enxuto para 2026
Presidente da CBF anuncia redução de jogos nos estaduais; saiba mais

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, revelou após o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil, que o calendário do futebol para 2026 será divulgado em até 60 dias. A reformulação é considerada essencial para a organização do apertado calendário brasileiro.
Mudanças no calendário de 2026
Uma das mudanças previstas é a redução do número de datas dos campeonatos estaduais. Atualmente com 15 a 16 rodadas, a expectativa é que sejam contempladas apenas 11 datas a partir do próximo ano.
O calendário de 2026 também terá uma paralisação no meio do ano, devido à realização da Copa do Mundo em junho e julho. Essa pausa, segundo a CBF, poderá se repetir nos anos seguintes, como em 2027, quando o Brasil sediará a Copa do Mundo feminina de seleções, impactando o cronograma nacional.
A reformulação visa ajustar o calendário de forma mais equilibrada, garantindo a viabilidade das competições e a saúde dos atletas. O presidente da CBF destacou a importância do trabalho da equipe técnica para realizar os ajustes necessários.
Com essas medidas, a CBF busca otimizar o calendário do futebol brasileiro, atendendo às demandas do esporte e proporcionando um cenário mais organizado e eficiente para os clubes e torcedores.