Agora Piauí

SAMU de Teresina realiza mais de 30 mil atendimentos em 2025

Por Direto da Redação
Foto: Ascom FMS A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nesta quinta-feira (08) que o SAMU de Teresina realizou 31.210 atendimentos em 2025
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nesta quinta-feira (08) que o SAMU de Teresina realizou 31.210 atendimentos em 2025

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou nesta quinta-feira (08) que o SAMU de Teresina realizou 31.210 atendimentos em 2025, número que representa um crescimento de 7% em relação ao mesmo período de 2024. Segundo os dados, as maiores demandas foram os atendimentos de urgências clínicas em adultos, com 9.313 registros. Em seguida aparecem os traumas por acidentes de trânsito, que totalizaram 8.706 casos.

O SAMU também atuou em 1.788 ocorrências psiquiátricas, além de 552 atendimentos obstétricos. Casos como quedas e outros acidentes somaram 2.825 registros. A equipe ainda respondeu a situações envolvendo agressões físicas (850), tentativa de suicídio (442), suspeita de AVC (297), suspeita de infarto (41) e mal súbito (2.933). No mesmo período, foram registrados x trotes.

Entre os casos que marcaram a atuação do SAMU está o do mototaxista Antônio Rufino, de 48 anos. Ele sofreu um grave acidente no bairro Monte Castelo, zona sul de Teresina, quando um motorista invadiu a preferencial e colidiu com sua motocicleta. Antônio foi socorrido por uma equipe de ambulância e encaminhado ao hospital com fraturas expostas e lesões graves no joelho.

“Sou um piloto responsável. Fui vítima da imprudência de alguém que ignorou as leis de trânsito. Ainda bem que o SAMU chegou rápido, fez os procedimentos necessários e só saiu do hospital quando eu estava regulado. Não lembro a data nem os nomes, mas sou muito grato pelo atendimento”, relatou.

A presidente da FMS, Leopoldina Cipriano, destacou o empenho da equipe:“Temos profissionais que atuam incansavelmente, dia e noite, para atender com eficiência a população. O SAMU é motivo de orgulho para nossa cidade, e vamos intensificar o apoio ao órgão, buscando sempre o aperfeiçoamento do serviço.”

Atualmente, o SAMU Teresina dispõe de oito ambulâncias de suporte básico, três de suporte avançado e quatro motolâncias. Os veículos estão distribuídos estrategicamente pela capital para garantir mais agilidade nos atendimentos de urgência clínica, obstétrica, traumática e psiquiátrica. O serviço pode ser acionado pelo número 192.

Fonte: ASCOM/FMS