Saúde Integral: como o psicológico pode afetar a saúde física

Rotina acelerada, preocupações constantes e autocobrança excessiva estão entre os principais fatores que comprometem a saúde física. O estado de tensão contínua afeta diretamente o funcionamento do organismo e, quando não controlado, pode desencadear doenças graves, como gastrite, hipertensão e até distúrbios cardíacos. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prevalência da depressão ao longo da vida no Brasil é de aproximadamente 15,5%, situando o país em 4º lugar entre as principais causas de ônus, respondendo por 4,4% dos prejuízos acarretados por todas as doenças ao longo da vida.
Diariamente, o Ministério da Saúde promove ações voltadas à saúde mental, com o objetivo de conscientizar que o bem-estar não depende apenas dos aspectos psicológicos e emocionais, mas também de condições fundamentais, como a saúde física, o apoio social e a qualidade de vida. A depressão se destaca, portanto, como uma das principais condições associadas à saúde mental.
Durante situações de estresse, o corpo libera hormônios como o cortisol e a adrenalina, responsáveis por preparar o organismo para reagir a possíveis ameaças. Por isso, é essencial adotar práticas que promovam o equilíbrio emocional e o bem-estar, como reservar momentos de descanso, manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e buscar ajuda profissional quando necessário.
Para a psicóloga Ioná Vaz, da Clínica DMI, o primeiro passo para tratar o estresse e para impedir outras doenças é reconhecer que há algo de errado. “Assumindo isso, é fundamental procurar ajuda profissional”, reforça. A especialista explica ainda que o estresse prolongado costuma se manifestar, inicialmente, através do corpo. “Dores de cabeça, queda de cabelo, alterações na pele, insônia e tensão muscular. Todos esses fatores podem ser desencadeados pelo desequilíbrio emocional”, destaca.
Cuidar da mente é um ato de prevenção e amor-próprio. Respeitar o seu tempo e seus limites, reduzir o ritmo e se permitir pausar são atitudes simples, mas essenciais para preservar não apenas a saúde mental, como também a saúde física. Afinal, viver bem é encontrar o equilíbrio entre corpo e mente.
Fonte: Direto da Redação