Shows de Leo Santana e Kiko Chicabana podem ser suspensos no PI
MP quer cancelar eventos devido a gastos excessivos em meio à seca.

O Ministério Público solicitou a suspensão dos shows de Léo Santana e Kiko Chicabana na cidade de Rio Grande do Piauí. Os eventos estavam programados para sexta-feira (3) e sábado (4), mas a região enfrenta uma situação de emergência devido à seca, decretada pelo governo no dia 29 de setembro.
O promotor de Justiça da Itaueira, Cleyton Soares da Costa e Silva, destacou que os artistas foram contratados por R$ 910 mil pela prefeitura, sem licitação. Essa ação ocorre no contexto de um inquérito civil público para investigar os gastos com eventos durante o estado de emergência.
Conforme o Ministério Público, o valor pago aos artistas ultrapassa o orçamento destinado à cultura na Lei Orçamentária Anual de 2025 para o município. Além disso, a despesa é considerada desproporcional em relação à população local, que é de 5.485 habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Uma preocupação destacada pelo órgão é o impacto do gasto no orçamento municipal, afetando áreas essenciais como saúde e educação. O MP enfatizou que o uso excessivo de dinheiro público para shows pode comprometer financeiramente o município.
Além de pedir a suspensão dos eventos, o Ministério Público solicitou que a Justiça impeça a prefeitura de realizar pagamentos às empresas responsáveis pelos artistas e de contratar substitutos. Caso a Justiça acate o pedido e as medidas não sejam cumpridas, o prefeito Antônio Luís Feitosa (PSD) pode enfrentar uma multa diária de R$ 100 mil.
Fonte: Divulgação