STF anula decisões da Lava Jato envolvendo João Vaccari Neto
Decisão do STF anula atos da Lava Jato contra ex-tesoureiro do PT. Saiba mais!

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu anular todos os atos da Operação Lava Jato relacionados ao ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), João Vaccari Neto. Essa medida atendeu a um pedido da defesa de Vaccari, ampliando a lista de decisões recentes que questionam condenações e procedimentos da força-tarefa.
Argumentos da Defesa e Decisão do STF
Os advogados de Vaccari compararam sua situação processual à de Guilherme Gonçalves, ligado a campanhas da ministra Gleisi Hoffmann, que já teve atos da Lava Jato anulados pelo Supremo. Destacaram também trocas de mensagens entre Sergio Moro e procuradores, apontando possível conluio. Toffoli reconheceu nulidades nos processos, alegando afronta a garantias constitucionais.
João Vaccari Neto foi um dos principais alvos da Lava Jato, chegando a ser preso e condenado por corrupção e desvios na Petrobras. Com a anulação, todas as medidas contra ele perdem validade, em linha com a revisão recente do STF sobre desdobramentos da operação que marcou a política e o Judiciário brasileiro.