Agora Piauí

Toffoli solicita inquéritos do INSS ao STF após citação de Pinato e Onyx

Ministro do STF encaminha inquéritos do INSS ao Supremo após menção de Pinato e Onyx. Ente

Por Redação
Foto: Divulgação / InfoMoney Ministro Dias Toffoli (Crédito: Nelson Jr./STF)
Ministro Dias Toffoli (Crédito: Nelson Jr./STF)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, solicitou a transferência de uma série de inquéritos relacionados à "Operação Sem Desconto" para a Corte, depois que os nomes do deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) e do ex-ministro Onyx Lorenzoni foram citados nas investigações sobre fraudes no INSS. O inquérito em questão, mantido em sigilo, investiga irregularidades em benefícios previdenciários do INSS.

Em decisão sigilosa datada de 10 de junho, Toffoli ressaltou que a Polícia Federal identificou que "a possível conduta criminosa se relaciona com a estrutura desenvolvida para perpetrar um amplo e ilícito desconto aplicado a aposentados e pensionistas do Regime Geral da Previdência Social".

De acordo com a decisão, existem indícios de que "pessoas com foro privilegiado perante o Supremo Tribunal Federal, como Onyx Lorenzoni e o deputado Fausto Pinato, estão mencionados em documentos de investigação que fazem parte das apurações da Operação Sem Desconto".

Embora a Polícia Federal tenha mencionado o ex-ministro Sergio Moro, Toffoli afirmou na decisão que não identifica relação entre os fatos nos quais o senador poderia estar envolvido e a Operação Sem Desconto.

Uma testemunha protegida indicou que um dos envolvidos em fraudes previdenciárias investigadas teria conexão com Anderson de Vasconcelos.

Questionados pelo site *Metrópoles*, que divulgou a mesma determinação, tanto Pinato quanto Onyx negaram qualquer irregularidade. Procurados pelo jornal *Globo*, ambos ainda não se pronunciaram sobre o assunto.